31.1.06

 

Música Celestial

Na passada 6ª feira, dia 27 de Janeiro, a propósito da comemoração dos 250 anos do nascimento de Mozart ( 27-01-1756 - 05-12-1791 ), ouvimos durante todo o dia, nas Rádios e na TV, lemos nas Revistas e nos Jornais extensas referências a Mozart e à sua música genial.

Sem conhecimento específico desta Arte, que igualmente comporta muita técnica, tenho naturalmente direito a exprimir a minha opinião a este respeito.

Há muito que me encantei com a música de Mozart : das Sinfonias, aos Concertos para Piano, à sua Música de Câmara, à designada de Sacra, às Canções, às Óperas, de tudo isto me enamorei, tal o poder do génio de Mozart, capaz de transformar um leigo num seu infatigável apreciador.

Dos meus compositores favoritos, três considero absolutamente geniais – Bach, Vivaldi e Mozart – que nunca me canso de ouvir. Com a sua música a mente humana parece que se distende e o corpo como que levita, num enlevo indescritível.

Felizmente que só com estes três excelentes músicos é possível reunir muitas peças, formando uma discoteca considerável, capaz de proporcionar a qualquer ouvinte muitas e muitas horas de prazer, entretenimento e companhia sempre agradável.

Há quem dispute qual seja a música que se ouvirá nos Céus, nas Cortes Celestiais, quaisquer que sejam as formas que estas entidades tomem na imaginação de cada um. Qualquer música destes três génios que a Humanidade produziu, ou o seu Criador para ela, decerto fará as delícias dos eleitos habitantes daquelas etéras moradas.

Assim os Compositores presentes e futuros venham a emulá-los, para gáudio da nossa cansada e desorientada Humanidade, em lugar de nos brindarem com toneladas de ruídos estridentes, assimétricos e dissonantes, como acontece com muita da chamada música moderna, de Schonberg para cá.

Que lá onde se encontre o genial espírito de Wolfgang Amadeus Mozart ele se congratule, condescendente, com estas singelas palavras de um seu eternamente grato admirador.

AV_Lisboa, 31 de Janeiro de 2006

Comments:
Amei teu POST.Bela homenagem a Mozart.
Um abraço
Semida
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?